segunda-feira, 6 de junho de 2011

É hora de dar tchau?

“Está chegando a hora. É hora de partir. Me dá uma dor no peito. Ter que ir embora e te deixar aqui.” Terra Samba

Quase finalizado a matéria de Fotojornalismo da professora Alene, agora somos convidados a fazer uma auto-avaliação, o que foi bom, o que poderia melhorar essas coisas necessárias para nosso bem estar.

Fazendo as postagens super atrasadas no meu blog, comecei a revisar tudo que eu vi nesse semestre sobre o fotojornalismo e não foi pouca coisa. Debato-me com muito conhecimento, com vários tipos de fotos que foram feitas com conhecimento técnico. Lembro agora de Barthes comenta em seu livro A Câmera Clara, que não conheceu a foto sob a perspectiva do fotógrafo, uma vez que não chegou a entender aquela emoção, pois não bastava ter uma câmera fotográfica, o autor defende que é necessário que haja o domínio da técnica.

Posso dizer que graças a essas aulas de fotojornalismo, com todo seu conteúdo eu ultrapassei Barthes em alguma coisa. Eu conheci a foto sob a perspectiva de um fotógrafo, ou melhor, eu conheci a foto sob a perspectiva de uma fotógrafa – Alene. Creio que hoje quando vou fotografar algo, sempre recorro aos conhecimentos adquiridos para realizar essa fotografia.

Hoje, assim como Barthes, creio que todos os nobres colegas acadêmicos vêem a fotografia como uma aventura, é como se cada um, em sua mente, colocasse uma legenda na foto, colocasse o nosso pensamento a imaginar o que deve ser a representação dessa foto, se é ético ou moral ter tirado aquela fotografia.

Essas são as duas vias da fotografia. Cabe a mim escolher, submeter seu espetáculo ao código civilizado das ilusões perfeitas ou afrontar nela o despertar da intratável realidade.” (BARTHES, p. 175) Através da lente da câmera, conheci um novo mundo. Essa é a minha avaliação para a matéria de Fotojornalismo.

2 comentários:

  1. é infelizmente é hora de dar tchau!
    Mas gostei doas suas postagens ficaram até engraçadinhas kkkkkk brincadeira Victor, bem eu tinha dito anteriormente que seus posts faltavam uma linguagem mais técnica, mas agora dobrei a minha língua, para um leitor desavisado seu blog não deixará a desejar :D! Gostei das fotos de enquadramento. No mais, só o tempo para nos dar a tão sonhada técnica né?
    É isso, hj não estou muito inspirada com as palavras, mas seu trabalho ficou legal e criativo, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Você nos deu o prazer atrasado de suas postagens, mas confesso que valeu a pena. Buscar alguns teóricos ou grande fotógrafo para referenciar foi criativo e somou. Obrigada pelo elogio, mas também sou aprendiz de fotógrafa. Vamos juntos, nessa incessante busca pelo aprendizado...

    ResponderExcluir